Página Inicial


 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
FILMES
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
NUMEROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Olhos que brilham no escuro

   
    
    Diferentemente do que se imagina, os olhos de um gatinho não brilham no escuro. Da mesma forma como acontece com a coruja e com animais de hábitos de caça noturna.
    Na verdade, os olhos desses animais brilham por uma característica diferente: eles possuem uma superfície na retina conhecida como tapete lúcido. Essa área funciona como se fosse um espelho que reflete a luz. Esse fenômeno auxilia alguns animais a verem melhor no escuro.
    No momento que algum desses bichos está em algum local escuro, sua pupila dilata e esse tapete lúcido fica exposto. Com isso, quando uma luz bate nos olhos do animal, fica parecendo que seus olhos estão brilhando, quando na verdade, estão refletindo.
    Através dessa característica os animais conseguem caçar e encontrar suas presas na escuridão, como é o caso da onça. Já os animais domésticos podem achar objetos que estão perdidos pela casa como uma bolinha ou um bichinho.

 

Pérola e suas curiosidades


    As pérolas são consideradas de grande valor e algumas são perfeitas. Uma lenda diz que as pérolas são a luz da lua nas profundezas do oceano. Em função da sua beleza, é um dos objetos mais desejados pelo Homem.
    Sua produção é demorada, entre um ano e meio para criação artificial e até oito anos para a produção natural. Todo o processo começa quando entra um grãozinho de areia ou algum outro corpo estranho no molusco e ocorre uma irritação do local. Como uma reação de proteção, uma camada entre a concha e o corpo do molusco começa a liberar camadas de carbonato de cálcio.
    No início, essas secreções levam o nome de madrepérola ou nácar que começam a envolver toda a extensão do grão e começa a ser construída uma casca que fica dura durante os anos.
    Elas podem ser redondas ou irregulares, além de apresentarem a cor branca ou preta. As chamadas pérolas cultivadas são produzidas da mesma forma, porém, na produção artificial, são introduzidos corpos estranhos na ostra para incitar a produção de uma nova pérola. Acredita-se que a melhor qualidade de pérola é produzida no Golfo Pérsico, chamada de pérola do oriente. Já o cultivo artificial é mais comum no Japão.

Bons sonhos para suas aves


    Quem cria aves em casa provavelmente já percebeu: os  seus bichinhos se encolhem para dormir e as vezes têm um  sono  muito leve. Da mesma forma como acontece com os  humanos, quando um passarinho cai no sono seus músculos  ficam moles e sua respiração é mais lenta. Ou seja, eles  ficam  bem relaxados. Freqüentemente eles escondem a  cabeça entre  as penas na hora de dormir.
    Geralmente os pássaros precisam em média de 12 horas  de  descanso em um local tranqüilo, que não tenha barulho e  nem  claridade. As aves que não passam pelo período de descanso podem ficar estressadas e desenvolver alguns tipos de doenças.
    Para que seu pássaro tenha um bom período de descanso, o ideal é deixá-lo em um local que seja completamente escuro e sem barulho. Não são indicados ambientes úmidos e com muito vento.

 

Como o papagaio consegue falar?

    
    
O papagaio é uma ave muito falante que consegue imitar a voz humana, sons de outros animais e aves. Esse bicho não expressa seus sentimentos quando fala, na verdade, apenas imita o que escuta.
    A língua do papagaio possui um formato diferenciado que permite que ele reproduza os sons. Todos os animais que têm a língua redonda conseguem fazer sons articulados. A maritaca e o periquito são exemplos de bichos que também possuem essa capacidade de repetição.
    O papagaio além de ter a língua em formato especial, possui uma voz forte. Para que possa repetir, o papagaio pode ser ensinado desde pequeno. O aprendizado varia de acordo com a capacidade de cada bicho, sendo que alguns conseguem até mesmo repetir frases e cantar.

Veja matérias anteriores

 

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2003 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved