Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Cristado Chinês

Embora apresente referências divergentes, o cão da raça Cristado Chinês tanto pode ser pelado como peludo, o que, inclusive, poderá acontecer numa mesma ninhada.
O pelado apresenta essa característica no corpo, mas tem pêlos na cabeça, como um elegante topete, nas patas, como meias, e no rabo. Já o peludo é, efetivamente, muito peludo, dotado de uma dupla camada, de pêlos curtos e longos.
Em ambos, pelado e peludo, a pelagem poderá ter inúmeras cores, sendo que o pelado revela uma pele muito macia e sensível. É exatamente a falta de pêlos no corpo que aumenta a sua sensibilidade ao frio e ao calor, não sendo recomendada sua exposição ao sol.
Por ser o pelado menos resistente, os criadores recomendam que, na hora de cruzar, sejam utilizados exemplares com característica diferentes.
O objetivo, naturalmente, é dar equilíbrio à raça, fazendo prevalecer os melhores.
A origem do Cristado Chinês gera polêmica, havendo registro de que descenderia de uma raça africana sem pêlos – o que, aliás, não teria nada a ver com seu nome.
Há referência, contudo, que seria originário da China. Ou da Europa. Quem sabe, das Américas! Há até mesmo quem compare a versão pelada do Cristado Chinês ao gato Sphynx, que é completamente pelado e cuja falta de pêlos é fruto de uma mutação espontânea, após o cruzamento entre raças diferentes.
No ano passado, esse aspecto meio esquisito do Cristado Chinês lhe garantiu notoriedade mundial. É que um exemplar (que seria misturado com Chihuahua) arrebatou o título concedido por um site de “o cão mais feio do mundo”.
Mas, fora isso, o Cristado Chinês é classificado como um cão alegre, de temperamento amistoso, companheiro para todas as horas, muito disposto para brincadeiras, além de excelente vigia. Na categoria toy, a altura do Cristado Chinês é de 28 a 33 cm nos machos e de 23 a 30 cm nas fêmeas, com peso de até 5 kg.

Voltar

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1