Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Este baixinho é charmoso, ágil e esperto

O Teckel  é um cão de caça e de companhia muito ativo e determinado. 
É bastante comum a confusão entre o nome da raça e o nome do grupo à qual pertence. No caso, o nome da raça é Teckel, e todas as variedades pertencem ao grupo Dachshund.

É teimoso como um bom caçador mas derrete-se pela família demonstrando verdadeira paixão e carinho pelo seu dono. Muito alegre e corajoso, o Teckel precisa de disciplina e comandos que somente o seu proprietário pode oferecer. 


O Teckel é o espelho do seu dono: se ele for organizado e limpo, o cão provavelmente também o será. É meigo e muito dócil e adora ficar dentro de casa. 


Existem três raças de Dachshund: Teckel de Pêlo Curto, Teckel de Pêlo Longo e Teckel de Pêlo Duro. Cada uma destas três raças está dividida em três padrões: Standart, Anão e M
iniatura. 

O padrão Standard deve pesar abaixo de 9 kg, o Anão abaixo de 4 kg e o Miniatura abaixo de 3,5 kg.

O Teckel de Pêlo Curto tem a pelagem densa e rente ao corpo; o Teckel de Pêlo Longo possui pelagem também ajustada ao corpo, mas é mais comprida, principalmente em algumas partes e o Teckel de Pêlo Duro tem pelagem áspera, no mesmo comprimento pelo corpo todo.


O Dachshund, também popularmente, conhecido como salsicha é sociável com as pessoas e mede de 13 a 23 cm. Necessita de uma escovação geral semanal. Já o Teckel de pêlo longo ou duro necessita de escovação a cada dois dias. 


Todos os Teckel têm qualidades comuns como disposição, bom faro e agilidade. Este baixote de olhar esperto, alongado como uma salsicha, atrai a simpatia geral. 


Em geral, os três Teckel (de Pêlo Curto, Pêlo Longo e Pêlo Duro) apresentam pernas curtas, corpo comprido e cabeça elevada. Apesar desta aparência, esta raça não é fraca ou limitada, e sim incansável. 


Existe várias cores dentre os Dachshund. Podem ser: 

Unicolor - vermelho, amarelo avermelhado, amarelo com ou sem mistura de pêlos pretos; 
Bicolor - preto, marrom, cinza, branco nas extremidades com marcações em castanho; 
Arlequim - pelagem castanho claro, cinza claro, às vezes até branca, com manchas desiguais e de cor marrom escuro, amarelo avermelhado ou preto.

Origem e História

O grupo, de origem germânica, é formado pelas raças de cães de caça às doninhas (Dach) e o Teckel Clube da Alemanha faz questão que sejam sempre chamados de "Teckel ".

Suas raízes são bem antigas, tanto que ilustrações datadas dos séculos XV, XVI e XVII mostram doninhas sendo caçadas por cães alongados de corpo e pernas curtas que lembram os atuais.


Parece que o Teckel do século XV era considerado maior que o dos nossos dias. Era utilizado nessa época, na caça ao texugo. Depois disso, o seu tamanho diminui e foram apuradas inúmeras variedades de Teckel, no entanto quer as miniaturas, quer os exemplares de tamanho comum, descendem dos mesmos. Na Alemanha este cão ainda é utilizado na caça, para desalojar as lebres, as raposas e os texugos das suas tocas. Os Teckel miniatura não são exemplares raquíticos ou subdesenvolvidos: foram apurados por seleção, para poderem entrar em tocas pequenas, onde os cães maiores não cabiam. Este cão não é utilizado para a caça a não ser na Alemanha. Nos outros países, tornou-se um cão caseiro muito na moda, principalmente em França. 

O nome Teckel foi introduzido em nosso país pela CBKC ao colocar em vigor, em 1994, o padrão adotado pela Federação Cinológica Internacional (FCI), elaborado pelo Deutscher Teckelklub (DTK). A tendência é o nome Teckel ganhar espaço.

 

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1