Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Buldogue campeiro

Destaca-se pela fidelidade

 

Outros nomes
bordoga
burdogue
buldogue pampeano

Buldogue Campeiro é uma raça de cão que nasceu a partir do Bulldog inglês antigo que, misturado à cães da região e sendo selecionado na lida com o gado, se tornou um excelente cão de trabalho e altamente adaptado às condições regionais.Pet FRIENDS
Esta raça já foi extremamente comum no sul do Brasil até o fim da década de 60, onde desempenhava largamente o papel de cão de pastoreio e de açougueiro, capturando e dominando o gado que havia se desgarrado do grupo ou os mais ariscos. Na década de 70 esteve em vias de extinção, mas voltou a ter expressividade após um duro trabalho de resgate.
É uma das 7 raças brasileiras conhecidas. As outras são o Dogue brasileiro, Fila brasileiro, Ovelheiro gaúcho, Terrier brasileiro, Veadeiro pampeano e Rastreador brasileiro sendo que esta ultima é considerada extinta.

Aparência

Cão de compleição média, muito robusto e ligeiramente pesado para sua altura. focinho curto (devendo ter 1 / 3 do comprimento do crânio), orelhas pequenas, pendentes, inseridas altas na cabeça e voltadas para trás. Cauda curta e torta. Pêlo liso, curto, e todas as cores sãoPet Friends aceitas - Há cães inteiramente brancos, mas isto o desfavorece quando utilizado para o trabalho; Não há notícia de cães integralmente pretos. Peso: entre 35 a 45kg, aproximadamente. Altura: entre 48 a 58cm na cernelha.

Temperamento

Destaca-se pela fidelidade ao dono e pela fácil adaptação. Sua rusticidade e coragem o tornam ótimo guardião. Pelo seu amor às pessoas de sua convivencia, pode ser um pouco ciumento. Desconfiado com estranhos, tranquilo, não é conhecido por latir sem necessidade. Necessita de algum exercício diário, se não utilizado diretamente na lida com gado ou outro tipo de trabalho.

Pet FriendsSaúde

O Buldogue campeiro é uma raça rústica, e, apesar de muitos exemplares apresentarem displasia severa, poucos são os que apresentam algum tipo de incômodo por serem portadores desta condição. Até a pouquíssimo tempo atrás a displasia não era sequer conhecida por muitos criadores e proprietários, que só vieram a começar o controle desta doença genética após a incrível constatação de que esta doença não era rara ou incomum. Exceto por isto, que no Buldogue campeiro nem mesmo chega a ser um problema, não há outras doenças específicas do buldogue campeiro que o acometam em larga escala. Recomenda-se a prevenção de parasitas externos e internos através da vermifugação e de doenças infecto-contagiosas atravez da vacinação.
Origem: Wikipédia

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1