Página Inicial


 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

A Lenda do Papai Noel

A lenda do bom velhinho foi inspirada em uma pessoa verdadeira: São Nicolau, que viveu há muitos séculos atrás. Embora tenha sido um dos santos mais populares do Cristianismo, atualmente poucas pessoas conhecem sua história. Ele viveu em Lycia, uma província da planície de Anatolia no sudoeste da costa da Ásia Menor onde hoje existe a Turquia. A História diz que ele nasceu no ano de 350 e viajou para o Egito e Palestina onde se tornou bispo.

Durante o período da perseguição aos Cristãos pelo Imperador Dioclécio, ele foi aprisionado e solto posteriormente pelo sucessor Constantino, o Grande. Em meados do século VI, o santuário onde foi sepultado, transformou-se em uma nascente de água. Em 1087 seus restos mortais foram transportados para a Cidade de Bari na Itália que se tornou um centro de peregrinação em sua homenagem. Milhares de igrejas na Europa receberam o seu nome e a ele foram creditados vários milagres. Uma das lendas conta que ele salvou três oficiais da morte aparecendo para eles em sonhos.

Sua reputação de generosidade e compaixão é melhor exemplificada na lenda que relata como São Nicolau salvou da vida de prostituição três filhas de um homem pobre. Em três ocasiões diferentes o bispo arremessou uma bolsa contendo ouro pela janela da casa da família abastecendo, desta forma, cada filha com um respeitável dote para que pudessem conseguir um bom casamento. São Nicolau foi escolhido como o santo patrono da Rússia e da Grécia. É também o patrono das crianças e dos marinheiros.

A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes e sua imagem passou definitivamente a ser associada 06 de dezembro (dia de São Nicolau). Como o Natal transformou-se na mais famosa e popular das festas, a lenda cresceu. Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema "A Visit from St. Nicholas", retratando Papai Noel passeando em um trenó puxado por oito pequenas renas, o mesmo modo de transporte utilizado na Escandinávia. O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário "Harper's Weekly" no ano de 1866.

Quem é o Papai Noel?
Papai Noel tem um número muito grande de nomes, mas todos se referem à pessoa de São Nicolau que nasceu há muitos séculos atrás, no ano de 350 d.C., na Ásia. Sua cidade, Patara, era um porto muito movimentado. São Nicolau viajou muito antes de se tornar um bispo da Igreja Catóica em Myra. Muitos milagres são atribuídos a ele, todos associados com a doação de presentes.

Qual a origem da aparência atual do Papai Noel?
Papai Noel foi descrito como um velhinho de barbas brancas e bochechas rosadas num trenó puxado por oito renas em 1822 por Clement Clark Moore em um poema hoje conhecido como "Twas the Night Before Christmas", ou, em português, "A Noite antes do Natal".

Qual é o nome da Mamãe Noel?
O nome completo da Mamãe Noel é Maria Noel. Sua mãe achava o nome da mãe de Jesus muito bonito e resolveu colocá-lo no nome de sua filha.

Onde vive o Papai Noel?
Ninguém sabe ao certo onde vive o Papai Noel. Diz a lenda que Noel vive em uma cidade da Noruega chamada Dröbak. Dias antes do Natal, é a pessoa mais ocupada do mundo administrando sua oficina e auxiliando seus ajudantes a empacotar os presentes.

Como o Papai Noel consegue dar presentes por todo o mundo?
Através de uma combinação de anos de prática e trabalho duro, um uso sensato do fuso horário e um pouco de mágica, o Papai Noel e suas renas sempre conseguem entregar todos os presentes.

Quantas renas existem no pólo norte?
Além das oito renas que puxam o trenó do Papai Noel, existem muitas outras. São tantas que Noel não consegue contar. Os nomes das renas do Papai Noel, em inglês, são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen.

Como o Papai Noel sabe se eu fui malvado ou bonzinho?
Papai Noel tem uma lista (agora computadorizada, é claro) de todos os meninos e meninas do mundo, e ela ajuda os anões que são ajudantes de Noel a observarem o comportamento de cada uma durante o ano. Você provavelmente não percebeu a presença deles em sua casa, não é? Às vezes, se você olhar bem rápido você conseguirá ver um deles espiando pela janela ou na esquina.

Por que Papai Noel às vezes não traz aquilo que eu pedi?
Isto acontece por causa dos anões e de suas listas. Papai Noel sempre sabe que presente você gostaria de ganhar. Mas, algumas vezes Papai Noel também sabe o que seus pais ou parentes gostariam de te dar. Outra coisa, ele não gosta de trazer presentes que seus pais não te dariam como cavalos ou brinquedos perigosos.

Que tipo de doce Papai Noel gosta que deixe para ele?
Papai Noel adora biscoitos, mas ele fica muito feliz quando encontra alguma coisa diferente que você mesmo preparou. Ah, suas renas adoram cenoura e alface, também.

O que Papai e Mamãe Noel fazem durante a Primavera e o Verão?
Papai Noel fica completamente exausto quando o Natal termina. Pensa somente em ficar em sua cadeira de balanço preferida sem fazer nada, até pegar no sono. É que ele precisa ganhar forças para o próximo Natal. Papai Noel e sua esposa, Mamãe Noel costumam tirar férias após o feriado do Natal. Eles gostam de conhecer diferentes partes do mundo.

CURIOSIDADES

Em cada país o Papai Noel tem um nome. Nos Estados Unidos é chamado de Santa Claus, na Alemanha de Kriss Kringle, na França de Pere Noel, na Inglaterra de Fathers Christmas, na China de Dun Che Lao Ken e assim por diante. Seja qual for o lugar e o nome dado ao Papai Noel, suas características são sempre as mesmas: um bom velhinho gordo, de barba branca e roupas vermelhas que entra pela chaminé sempre quando estamos dormindo. A aparência que conhecemos do Papai Noel foi desenhada pelo cartunista Thomas Nast, na revista americana Harper’s Weeklys, em 1866.

Se você tem uma história para contar, envie para Pet Friends.
Av. Ana Costa, 274 - Campo Grande
Santos - SP - CEP 11060-000
Telefax: (13) 3223-4004 
e-mail:
revista@petfriends.com.br

Matérias Anteriores

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1